top of page
  • Foto do escritorEarle Martins

Como o transporte pode ser menos poluente?

Eletrificação acompanha a tendência de transição para energias como eólica e hidrogênio verde

Um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, publicado em 2022, alertou para a necessidade de reduzir em 45% a emissão de gases de efeito estufa até 2030, para limitar o aquecimento global em 1,5ºC. Nesse contexto, promover a descarbonização dos meios de transporte é medida urgente, como abordou, durante o Summit Mobilidade, o representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente no Brasil, Gustau Mánez Gomis. Confira, a seguir, os principais tópicos de sua palestra.


“A crise climática demandará uma transformação muito rápida das nossas sociedades e isso inclui o setor de transportes. Comparando com carros movidos a biocombustíveis, a redução de emissões de carbono do veículo elétrico é muito mais ambiciosa. Além disso, viveremos outra transição, a energética, para energias renováveis – solar, eólica e hidrogênio verde. Essas transições estão vinculadas, em sinergia com a inteligência artificial, a digitalização e os veículos autônomos.”

SETOR AUTOMOTIVO

“Os números apontam para a mudança. Em 2022, havia quase 900 modelos de caminhões e ônibus elétricos e mais de 500 modelos de carros. A fabricação de veículos com motores a combustão interna cairá em mais de 20% na próxima década. E há anúncios significativos das montadoras. Em 2025, a Volvo calcula ter 50% de toda sua produção em veículos elétricos; a Ford produzirá mais de 2 milhões. Para 2030, a BMW anuncia que 50% de todas as suas vendas globais serão elétricas; a Toyota terá 30 modelos de veículos elétricos e mais de 3,5 milhões de unidades vendidas. Há mais de 120 bilhões de dólares em compromissos de investimento.”



77 visualizações0 comentário
bottom of page